Guia sobre Certificados de Verificação de Cronotacógrafos em Caminhões Zero Km

Têm surgido algumas dúvidas frequentes sobre a possibilidade de emissão dos certificados de verificação dos Cronotacógrafos em veículos Zero Km (sem placa), contudo, as Portarias Inmetro no 149/2022 (OIA-SV) e no 127/2022 (OIA-VA) contemplam a necessidade de arquivar o certificado do Cronotacógrafo junto aos processos de inspeção.

Relacionado ao tema, comentamos que mesmo para veículos Zero KM (sem placa), existe a previsão da emissão do Certificado do Cronotacógrafo. Tal condição é contemplada junto aos itens item 7.3.4 e 7.3.4.1 da Portaria Inmetro nº 91/2022 que regulamenta o tema relacionado às empresas prestadoras dos serviços de verificação dos cronotacógrafos.

Os veículos onde aplicável o Cronotacógrafo não saem de fábrica aferidos, sendo que como listado, não necessitam aguardar o primeiro licenciamento(emplacamento) para realização da selagem e ensaio do cronotacógrafo.

Confira abaixo  resumo dos itens citados acima:

Se você ainda não é um parceiro Jbarvik, siga-nos no Instagram e no Facebook para entender melhor o Jeito Jbarvik! Entre no nosso Grupo de Whatsapp exclusivo e tenha acesso gratuito a um conteúdo rico sobre o Ajuste das Frequências da Calibrações de Organismos de Inspeção.

Confira também